Se o seu espaço ao ar livre é minúsculo ou totalmente inexistente, você ainda pode encontrar uma maneira de cultivar um pequeno jardim. Esqueça arbustos grandes ou árvores esculturais e pense em caixas de janelas, trepadeiras inteligentes e vegetação para interiores. Aqui temos um punhado de ideias para você tentar aí na sua casa e depois contar pra gente! 

Utilize vasos de plantas suspensos. Ótimos para explorar o espaço de parede não utilizada em uma área pequena, como na varanda, um vaso suspenso vai dar aquele ar que faltava na sua casa. De qualquer forma ou tamanho, deve apenas resistir ao peso da planta. Experimente estilos industriais e rústicos em vez das versões tradicionais. Você mesmo pode construir seus próprios vasinhos usando latas recicladas, com certeza esse toque vai fazer toda diferença.
 
 
Invista nas caixas de janela. Use as caixas de janela como um mini jardim, enchendo-as com plantas perenes e ervas variadas durante todo o ano. Escolha espécies que são razoavelmente altas para que você possa ver e apreciá-las de dentro de casa. Plantas como a Verbena, crescem em altura e possuem grandes caules, que não vão bloquear a luz, entretanto irão permitir que ela entre em boa quantidade.
Decore a área externa como você decoraria a área interna. Em vez de tentar criar um jardim em um pátio complicado e escuro como este, por que não iluminá-lo com azulejos geométricos e mobiliário atraente? Trate a área de fora como uma extensão do interior, para que seja agradável de usar e ótimo para admirar de dentro. 
Aproveite um canto. Colocar prateleiras em um canto e criar um ponto focal verde, vai mudar o seu ambiente. Aqui, os proprietários adaptaram paletes para torná-los prateleiras, e os pintaram de brancos. Um charme! 
Cultive um jardim interno. Ao invés de apenas colocar algumas plantas em vasos ao redor, pense grande e monte um jardim interior. Utilize vários tamanhos e alturas juntos no chão, e use espelhos para ampliar o espaço. 
Use uma única peça de mobiliário, como um banco baixo ou prateleira, para organizar suas plantas, de preferência sobre uma janela ensolarada para vê-las prosperarem.
 
Coloque "grades" dentro de casa. Para crescer plantas verticais em interiores, aposte em malhas de arame ou tecido. Este foi colocado nas escadas, mas a ideia iria funcionar bem contra uma parede interna ensolarada também.
 
Aqui temos algumas ideias de como aplicar essas dicas:
 
 
Esperamos que tenha gostado do post :) Se você tiver sugestões, dúvidas, ou simplesmente quiser tomar um café, entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar!
 
Material adaptado, fonte aqui.