Quando chega a hora de repaginar a casa, você provavelmente se pergunta: devo mudar com um design moderno ou optar por um olhar mais atemporal?

Embora essas duas opções não sejam necessariamente exclusivas, é preciso algum conhecimento para combiná-las de maneira correta. "Na moda" pode ser muito ousado, e "tradicional" pode ser muito chato. No entanto, encontrar um equilíbrio entre moderno e tradicional significa que você vai adorar o espaço agora, e continuar a apreciá-lo anos depois.

Nós fizemos algumas considerações para cada opção, bem como a melhor maneira de incorporar ambos os estilos, caso você não consiga se decidir. Dê uma olhada nessas dicas antes de iniciar seu próximo projeto, e nos chame, vamos adorar te ajudar! 

Saiba que as peças da moda vêm com uma data de validade

Uma das coisas mais emocionantes sobre design de interiores é que ele está sempre evoluindo e inovando. Por mais emocionante que seja, isso também significa que se você optar por incorporar itens que estão na moda no design da sua casa, é provável que em algum momento eles irão parecer antiquados.

Se você quiser se concentrar em seguir as tendências, você precisa se preparar para a possível necessidade de redesenhar seus cômodos uma vez que os gostos mudarem, especialmente se você está pensando em colocar sua casa no mercado.

Como sempre, há exceções a cada regra. Neste caso, é o quanto você ama um elemento de design específico. Se você encontrar um item específico que fala com seu senso pessoal de estilo e você não pode parar de pensar - invista nele! Sua casa nunca vai sair da moda se possuir itens que você sempre quis. 

Deixe o estilo atual sempre aparecer em algumas peças 

Um dos maiores equívocos sobre a concepção de um espaço, é a suposição de que deve ser atemporal ou na moda, sem meio termo. Na realidade, seus cômodos podem conter ambos os elementos de uma forma moderna e econômica.

A chave está em como você incorpora as tendências em seu espaço. Limite os itens modernos para os aspectos mais baratos e mais substituíveis do espaço - pense em almofadas ou iluminação. Dessa forma, se os gostos mudarem alguns anos depois, você será capaz de facilmente trocar esses elementos para os estilos mais atuais sem um custo alto.

Também é importante lembrar que quando se trata de tendências, menos é mais. Um quarto inteiro com elementos que chamem atenção hoje, será incrivelmente cansativo ao olho. Escolha um ou dois itens e tente equilibrar o resto com peças neutras.

Quer se jogar de cabeça em uma tendência? Foque em um cômodo que seja fácil de mudar. Lavabos são uma ótima opção porque são pequenos e impressionáveis. Os quartos de crianças podem ser divertidos de mudar também - você provavelmente fará isso a medida que eles crescem, independentemente.

Use materiais de qualidade para as coisas que você quer que durem

Não importa o estilo que você escolha, seu espaço deve ser capaz de suportar o "teste do tempo". Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso, é investir em elementos de design de qualidade.

No que diz respeito à qualidade, os itens de grande valor são um dos mais importantes. Coisas como seu revestimento e mobília. Concentre-se em materiais naturais como madeira e pedra, ou mármore para essas peças. Confie em nós - é bastante improvável que algum dia eles saiam de moda.

Se sentir bem é o que importa 

Opte pelo que te faz sentir bem e satisfeito dentro da sua casa. Mescle itens que você adora, não importa se combinam ou não, essas regras não se aplicam se você está feliz! ;)

Esperamos que tenha gostado do post ? Se você tiver sugestões, dúvidas, ou simplesmente quiser tomar um café, entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar!
 
Material adaptado, fonte aqui.