Com a nossa rotina cada vez mais movimentada, nossas casas se tornaram nossos santuários, não é mesmo? Focando em simplicidade e serenidade, as tendências do design em 2016 refletem a nossa necessidade de "desligar" e "desintoxicar". As cores quentes porém calmas, são complementadas por texturas naturais e formas suaves, enquanto os móveis estão se tornando cada vez mais personalizados e intuitivos, tanto em casa como nos ambientes de trabalho. Confira agora as maiores tendências do design em 2016: 

ROSE QUARTZ & SERENITY

Pensando no cenário atual, a Pantone, autoridade global quando falamos de cores, nomeou não apenas uma mas duas cores do ano de 2016! O Rose Quartz e o Serenity (PANTONE 13-1520 & PANTONE 15-3919). Segundo a própria marca, estas cores evocam um certo equilíbrio com o rosa acolhedor e o azul tranquilo, e refletem a sensação de ordem e paz. Pela primeira vez na história da marca, foram escolhidas duas cores. Esta abordagem unilateral da cor também coincide com movimentos sociais em relação à igualdade de gêneros e fluidez, e com uma maior liberdade do consumidor no uso da cor como uma forma de expressão. Nós amamos!  

DESIGN DETOX 
Assim como a Pantone, algumas das marcas de tinta e papel de parede mais famosas do Brasil e do mundo apostaram nas cores calmas para 2016. Fugindo dos cinzas frios, a Sherwin-Williams, por exemplo, anunciou a cor Alabaster, um tom de branco, como a cor de 2016. Selecionada da paleta “Pura Vida”, do Colormix 2016, Alabaster representa o simples, o singelo. Não é frio e nem excessivamente quente. Alabaster é um tom off-white, discreto. Pensamos nisto tudo como um "design detox", onde o menos é mais, e toda rotina pesada do dia a dia se transforma pelo alívio visual das cores. 
 
METAIS QUENTES 
Particularmente nos banheiros e cozinhas, ouro rosa, bronze, cobre e ouro dominaram o cenário em 2015 e seguiram assim em 2016. O ideial é combiná-los com materiais naturais, como mármore e madeira. Se pudermos dar um conselho para alguém, seria que estes tipos de material, de boa qualidade, são um grande investimento, pois eles nunca vão sair de moda, e possuem uma durabilidade incrível! 
 
RUSTICIDADE
Papéis de parede imitando acabamentos industriais vêm sendo um grande sucesso neste ano, assim como móveis em palletes, móveis antigos recuperados, metais descartados, entre oturos. E se aquela peça que você nem imagina seja o que estava faltando para dar um toque a mais na sua sala? 
 
TECNOLOGIA RETRÔ
A tecnologia está suavizando suas bordas e afastando-se da abordagem impessoal e dura do passado. Os mais recentes dispositivos vêm sendo parte importante da mobília. A Samsung por exemplo, está trazendo de volta o conceito de TV estilizada de meados do século XX.
 
70' INSPIRED 
Mobiliários de inspiração dos anos 1970 retornaram em 2016 com tudo! A natureza descontraída, de espírito livre da época, tem sido atraente para a indústria da moda e do design. Muitos elementos dos anos 70 foram ousados, crus e industriais. Metais polidos, padrões geométricos, madeiras claras, lâmpadas de pendente são as principais inspirações.
 
Dá uma olhada em alguns ambientes que adoramos e que ilustram bem estas tendências e salve em seus favoritos!  
 
 
Esperamos que tenha gostado do post :) Se você tiver sugestões, dúvidas, ou simplesmente quiser tomar um café, entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar!
 
Material adaptado, fonte aqui