Hoje vamos mostrar pra vocês um complexo feito de containers recuperados que é incrivelmente funcional e inesperado. "Urban Rigger" é um condomínio em Copenhagen, criado de forma sustentável para acomodar estudantes da cidade. Fornecendo 15 espaços organizados em torno de um pátio interno, as estruturas usam energia solar e fazem uso de aquecimento de origem de baixo consumo. 

 
Cada apartamento está disponível para estudantes universitários por US$600,00 por mês (em torno de R$2.000,00) e inclui um quarto privado, banheiro e cozinha. Os moradores têm acesso ao pátio, bem como a um estacioanamento de caiaques, a plataforma de banho, churrasqueira e terraço. Apresenta ainda zonas de armazenamento e lavanderia totalmente automatizada. É um ótimo negócio para estudantes que querem começar a olhar a vida de uma maneira diferente, e desfrutar de uma tranquilidade que a maioria dos adultos sonha. 
 
 
 
 
Por ser localizado no porto, os estudantes têm de viver perto da Universidade, em vez de irem para fora da cidade, onde as unidades mais acessíveis estão localizadas. Existem grandes planos para criação de comunidades inteiras compostas de várias destas estruturas.
 
 
 
 
"Existem algumas estratégias que permitem que as cidades possam se expandir", explicam os arquitetos que desenvolveram o projeto. "No entanto, o porto de Copenhagen continua a ser uma área subutilizada e subdesenvolvida no coração da cidade. Com a introdução de uma tipologia de construção otimizada para cidades portuárias, podemos introduzir uma solução de habitação que vai manter os alunos no centro da cidade." 
 
 
 
 
Pelo empilhamento de 9 unidades de container em um círculo, pode-se criar 15 residências estúdio que emolduram um jardim de inverno centralizado, isto é usado como um ponto de encontro comum para os alunos. A caixa também é flutuante, como um barco, de modo que pode ser replicado em outras cidades portuárias onde é necessária habitação a preços acessíveis, mas o espaço é limitado. Achamos essa proposta extremamente interessante e usual no que diz respeito ao Brasil, um país com uma imensa costa e grandes cidades portuárias. 
 
 
 
Esperamos que tenha gostado do post :) Se você tiver sugestões, dúvidas, ou simplesmente quiser tomar um café, entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar!
 
Material adaptado, fonte aqui